5 lições que não se aprende nas aulas de arte

A arte está presente nas criações da Gravurando, através do nosso processo de impressão. A gravura, pra quem não sabe,  é uma ilustração obtida através da impressão de uma matriz gravada em um suporte. Ele pode ser de diferentes materiais: metal, madeira, pedra ou borracha. Nós, na Gravurando,  usamos o linóleo como suporte, obtendo assim a linogravura, que são usadas para as capas dos nossos cadernos.

gravu003
Capa estampada, matriz e as goivas.

Além de nos causar inspiração, as obras de arte podem nos ensinar importantes lições. Se você é um artista, artesão ou designer, mesmo que por hobby, saiba que há muito o que aprender além das pinceladas. Hoje vou contar 5 lições que você precisa aprender com grandes artistas  Essas dicas podem ser aplicadas em vários setores da sua vida, e por isso se tornam ainda mais valiosas.

1. Você sempre pode melhorar!

O modernista holandês, Piet Mondrian, é o melhor exemplo da busca pelo aperfeiçoamento. O criador do movimento De Stijl passou 4 anos estudando a mesma temática: árvores. Seu objetivo era buscar um elevado grau de abstração e simplificação das formas e cores. Em sua primeira representação,  “A Árvore Vermelha”, não há nada de surpreendente em suas linhas no que diz respeito a abstração.

arvore-vermelha-1908-piet-mondrian
“A Árvore Vermelha” – Piet Mondrian 1908

Agora se olharmos toda a sua evolução sobre o tema, em especial a última obra  desta sequência,”Macieira em Flor”, concluída em 1912, podemos notar seu nível de aperfeiçoamento.

macieiraemflor1912mondrian
“Macieira em Flor” Piet Mondrian, 1912

Por isso é sempre necessário lembrar que devemos buscar a excelência em nossos trabalhos, que através do estudo e da prática é que desenvolvemos nossas habilidades. Repare nos seu primeiros trabalhos e compare-os com os atuais. Você consegue ver uma evolução? Acredite, você pode melhorar ainda mais!

2. O que te motiva a criar?

Quando minha mãe e eu criamos a Gravurando, as razões pessoais para abrirmos a empresa eram muito diferentes, cada uma tinha as suas. Porém, numa parceria e para ter uma empresa com alma, como desejávamos, era necessário que essas razões se unissem num único objetivo, algo maior: o nosso propósito.

Sempre que falam de ter um propósito, o grafiteiro inglês Banksy me vem à mente. Seu trabalho é mundialmente famoso por dar voz a sentimentos que todos nós temos, suas críticas à nossa sociedade fez o grafite sair das ruas e entrar nas galerias de arte. O propósito era maior que seu nome, escondendo sua identidade para dar destaque às mensagens que dão vida a sua arte.

Resultado de imagem para banksy
Banksy – Follow your dreams cancelled
Resultado de imagem para banksy
Banksy –  Muro em Londres, 2015

3. Coloque a sua alma

Esse é a lição mais importante! Quando você se propôr a fazer algo – seja o que for- não faça por fazer, faça com sentimento e dê o seu melhor. A vida é muito valorosa, o nosso tempo precioso e o nosso trabalho, único. Seja uma peça de artesanato pra você mesmo, ou um trabalho artístico para um cliente importante.

Imagem relacionada
Fallen Angel – Basquiat

Aprendi essa lição recentemente, e foi difícil compreender. Quem me mostrou? Jean Michel Basquiat, artista americano que revolucionou o cenário com suas obras e personalidade singular. Questionador, crítico e com uma criatividade sem tamanho, sua arte era o espelho da sua alma e refletia sua história. Viveu para arte, usou-a como ferramenta de expressão de forma única. Falo mais sobre sua vida e obra aqui.

4. A curiosidade é uma estrada longa…vá sem medo!

Sabe aquela história de que a curiosidade matou o gato? Esqueça-a! Não tenha medo de experimentar, testar e explorar novas coisas. Afinal, só assim você chegará a resultados diferentes.  Mesmo que aparentemente uma coisa possa não ter a ver com a outra, aprenda, vá atrás e deixe-se surpreender. A soma de conhecimentos diversos quando combinados podem produzir coisas incríveis!

Não existiu pessoa mais multidisciplinar que Leonardo da Vinci, nem tão inventiva. O italiano, simbolo do Renascimento, foi cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico – já ia esquecendo, ele também é considerado um dos pioneiros na aviação, contribuindo com muitas descobertas na área. E ao contrário do que se possa pensar, uma área complementava a outra. Seus estudos como anatomista foram de extrema importância para suas criações esculturais ou até mesmo nas suas pinturas.

Resultado de imagem para leonardo da vinci

Por isso, alimente a sua curiosidade e nunca perca o espirito explorador. Isso será o combustível para criações e resultados inovadores.

5. Seja ousado!

É preciso saber as regras para compreender quando devemos quebra-las. Essa é uma importante lição do design gráfico que aprendi na faculdade, mas que foi reforçada quando assisti ao filme Frida (2002) que conta a história da pintora Frida Kahlo.

Ela foi uma MULHER – assim mesmo, tudo maiúsculo – que soube transformar todas as adversidades que lhe aconteceram, e foram muitas, em aprendizado. Frida vivia de forma ousada como que desafiando a vida que lhe impôs muitos obstáculos, desde doenças até dolorosas traições. Também quebrava os padrões ao ser uma mulher muito engajada politicamente, sendo até hoje símbolo feminista e revolucionário. Sua arte também refletia essa personalidade, retratando suas angústias, medos e perdas, expondo sua vida em suas telas. Talvez algo não tão ousado atualmente nesse mundo de redes sociais, mas acredite, muito ousado para década de 40.

Resultado de imagem para Frida kahlo

Essas são apenas algumas lições que podem te ajudar na sua caminhada criativa. Acredite no seu potencial, siga as dicas e não economize dedicação. Esse é o ingrediente principal para que você tenha êxito em seus objetivos.

Obrigado pela visita, volte sempre!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: