Você sabe o que é Gravura?

A Gravura é uma técnica antiga e artesanal de impressão que revolucionou o universo da arte e da imprensa. Ela é conhecida desde o século II, porém foi “redescoberta” pelos europeus no século XV, momento em que ganhou enorme importância.

xilografia-3

Andréa Bertoletti e Patricia de Camargo, autoras do livro Gravura: história, técnicas e contemporaneidade, definem bem o conceito de gravura: “Chama-se gravura o múltiplo de uma imagem, reproduzida a partir de uma matriz”. Ou seja, a partir de uma peça “molde” – que pode ser de madeira, metal, linóleo ou pedra – se obtém várias impressões de uma mesma arte.

Mesmo que esse molde seja produzido de forma manual, gravado artesanalmente nessa matriz, na época isso significou um avanço enorme de reprodução, propagação e divulgação de ideias e informação.

PQAAAOojkPhJUQM5opVNL76Op-1LrtbfVjptTaGa4BKkGlUfv9O7WNTy-6Jm5Hgl1_y_l4RFENxRCLkwlZQS1Y0elpAAm1T1UO6Rdf0qv59mn_F2-laJ4qO6NGsZ

Para a impressa, ela permitia a reprodução muito mais barata e prática, substituindo, assim, as iluminuras que ilustravam os livros da época e que só eram acessíveis ao clero e à alta nobreza. Para a arte, ela facilitou os estudos de jovens artistas que não tinham acesso às obras originais para seus trabalhos de observação. Isso significou uma popularização e democratização da arte.

A gravura hoje ainda é considerada um peça de arte com menor status que a pintura e a escultura, porém cumpre seu papel de comunicação e ferramenta de crítica social muito bem ainda nos dias atuais. No Brasil, a xilogravura (matriz de madeira) é muito popular e ligada à literatura de cordel no nordeste. O Rio Grande do Sul foi um importante pólo de artistas nos anos 50, com o Grupo de Bagé e o Clube de Gravura de Porto Alegre.

A Gravurando adotou essa forma de impressão para a capa dos nossos cadernos por acreditar que a arte deve estar nos objetos do nosso dia a dia, deve ser acessível a todos e, o mais importante, deve ser valorizada e resgatada.

DSCF1977

DSCF2473

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: