4 desafios que você vai enfrentar quando decidir viver do seu sonho!

Quem nunca se imaginou ganhando dinheiro fazendo o que mais gosta? Quem nunca ouviu aquela frase: “Escolha um trabalho que você ame e não terá de trabalhar um único dia de sua vida”?. A verdade é que qualquer pessoa gostaria de viver do seu sonho, mas são inúmeras as razões que as fazem desistir. Muitas vezes é falta de oportunidade, outras é só por não saber como tirar as ideias do papel. Afinal, não somos incentivados a empreender e a ter nosso próprio negócio.

Eu sempre quis ser uma profissional liberal. Para uma designer isso é bem comum – faz uns freelas aqui, uns jobs acolá – ainda mais no início, quando ninguém te contratar por você não ter experiência. Mas para mim isso não deu muito certo. Sentia que faltava alguma coisa e não me sentia motivada. Além de ainda não ter maturidade, me faltava muito conhecimento, não sobre a parte de design, mas administrativa mesmo.

Quando eu montei a Gravurando, já estava mais pronta, e não era algo só para ter um extra, era realmente algo que eu acreditava, que me realizava. É um negócio com propósito, um sonho. E eu podia viver dele. Por outro lado, teve momentos em que eu pensei em desistir. Felizmente, encontrei apoio em pessoas maravilhosas e transformei essas dificuldades em desafios a serem superados.

clock-1461689_1280.jpg

  1. Tempo: Inimigo número 1!

 

Começar um negócio é desafiador, consome tempo e exige dedicação. Quando eu comecei a Gravurando, fazia estágio e estudava, e achei que ia dar conta. No início deu certo, mas a empresa foi crescendo, pedindo cada vez mais a minha presença. Assim, fui diminuindo minha carga horária no trabalho (que já tinha virado CLT). Hoje, me dedico mais à Gravurando, e o trabalho na outra empresa virou secundário. Mas cada vez mais parece que não tenho tempo. Para fazer acontecer é preciso muita dedicação, e quando é algo que você ama, você entra madrugadas a dentro, abdica de vida social e tem aquilo como prioridade. Mas cuidado! Por experiência própria digo, isso não é saudável e vai transformar seu sonho em pesadelo.

Encontre um equilíbrio! Defina horários, organize-se e, o mais importante, dê 100% da sua atenção a ele neste período. Isso irá fazer você mais produtivo.

sunset-1207326_640

  1. Falta de apoio

 

Nem sempre você vai encontrar apoio das pessoas quando decidir largar tudo para trabalhar com aquilo que acredita. Como mencionei antes, não somos incentivados socialmente para empreender. As pessoas estão presas à falsa segurança dos seus empregos, mesmo que eles as façam infelizes. Elas sentirão medo por você, julgarão sua atitude e, às vezes, tentarão fazer você desistir.

É importante compreender que nem todo mundo pensa como nós. Mas não desista. Empreender não é questão de sorte. Se você trabalhar, estudar e se dedicar, resultados acontecerão. Encontre força no seu talento, nas pessoas que estão ao seu lado – haverá, com certeza, pessoas que acreditam nas suas ideias — e também nos seus resultados, que aos poucos aparecerão.

tumblr_mcbkpsyaFX1qiyrzr

  1. Mulherões da Porra

 

Se você for mulher, terá um desafio a mais para se preocupar: o preconceito! Quando você comunicar que irá pedir demissão para ter mais tempo para se dedicar a outros projetos, muitos não irão entender a sua escolha. Você vai ser vista como dona de casa, se seu trabalho for home office. Infelizmente, nossa sociedade é machista, e mulheres empreendedoras e corajosas sofrem com isto todos os dias.

Para isso, forme uma rede de mulheres empoderadas! A Gravurando é formada por duas mulheres, minha mãe e eu. As lojas parceiras são comandadas por mulheres. Nossa fotógrafa é outra mulher incrível e nossa consultora de comunicação tem uma agência focada em negócios criados por mulheres. Juntas vamos mais longe!

achieve-1822503_1920

  1. Transforme o medo em coragem

 

As dúvidas sobre essa decisão irão surgir todos os dias. Inevitavelmente, você irá se questionar, principalmente nos momentos de dificuldade. É importante saber que o sucesso não é imediato. Não existe atalho ou maneira fácil. Você terá que fazer escolhas todos os dias.

Na verdade, se você ainda não sabe, ao decidir viver do seu sonho, você optou pelo caminho mais difícil. Pois não irá ter um salário te esperando no final do mês, a não ser que você trabalhe duro, às vezes até no final de semana. Você não tem mais direito a férias remuneradas. Para isso, você terá que se planejar. Você irá ser responsável por você mesmo e pela empresa.

Dá medo, né?! Mas você precisa transformar isso tudo em combustível, em motivação. Acredite, não há nada mais gratificante que as conquistas, que superar nossos limites, ver as pessoas felizes com seu produto/serviço e realizar o seu próprio sonho.

 

Quando empreendemos, um mundo novo se abre. Compreendemos a importância que a criatividade, a inovação e nosso talento têm para nós e para os demais. Conseguimos ver o potencial de transformação social e cultural. Criamos valor, criamos negócios, criamos realidades diferentes. Acredito que existem 3 coisas capazes de mudar o mundo: educação, união e o empreendedorismo. Quando você vive do seu sonho, você encontra o seu lugar no mundo, entende o seu papel, e isso é fundamental para despertar a consciência que promove o progresso. São muitos os desafios, mas cada um deles irá te tornar mais forte e te ensinará lições importantes para alcançar o sucesso.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: